Memória Silabas Inicial Surda-Sonoras

Ref.: Cód. EAN Outros produtos BOQUINHAS


R$ 80,00
  • Ver Parcelas
      Cartão de crédito:
      1x De R$ 80,00 sem juros Total: R$ 80,00
      2x De R$ 41,60 4% a.m Total: R$ 83,20
      3x De R$ 28,84 4% a.m Total: R$ 86,53
      4x De R$ 22,50 4% a.m Total: R$ 89,99
      5x De R$ 18,72 4% a.m Total: R$ 93,59
      6x De R$ 16,22 4% a.m Total: R$ 97,33
      7x De R$ 14,46 4% a.m Total: R$ 101,23
      8x De R$ 13,16 4% a.m Total: R$ 105,27
      9x De R$ 12,17 4% a.m Total: R$ 109,49
      10x De R$ 11,39 4% a.m Total: R$ 113,86
      11x De R$ 10,77 4% a.m Total: R$ 118,42
      12x De R$ 10,26 4% a.m Total: R$ 123,16
      Para financiamento com juros de 4% a.m.

Informações do produto


Memória Silabas Inicial Surda-Sonoras



São 60 cartelas para serem pareadas entre figura e sua sílabas/bocas iniciais, contendo a oposição de fonemas surdos/sonoros.

 MANUAL DE INSTRUÇÕES

 Descrição

Alfabetizar-se implica conhecer as letras, mas principalmente seus sons, que são produzidos por uma Boca que os articula. Esse processo é muito abstrato para muitos aprendizes, podendo não ser bem sucedido, ou atrasar o seu avanço.

Nesse jogo Memória de Sílaba/Boca Inicial de Surda/Sonora, elaborado pela autora Dra. Renata Jardini, trabalha-se o domínio e memória visual de figuras, associada à foto de sua sílaba inicial com a articulação (boquinha). Esse é um trabalho de aliteração silábica e consciência fonológica, primordial para a alfabetização.

Fonemas SURDOS e SONOROS são os que apresentam diferenciação na sonoridade, possuindo a mesma articulação. Os surdos (P-T-F-C-X-CH-S-CE-CI-Ç) não vibram as pregas vocais e os sonoros vibram (B-D-V-G-J-GE-GI-Z) respectivamente. Boquinhas ensina colocar a mão sob o queixo para sentir essa vibração.

O aprendiz é estimulado pelos neurônios-espelho do cérebro a imitar a posição da boca, podendo reproduzir o seu som (fonema), que nem sempre é igual ao nome da letra. Nas cartas de imagens, o aprendiz é levado a falar a palavra e ouvir/ver a posição de sua boca no início da sílaba da palavra, associando-as. O lúdico, um jogo de memorizar pares confere fixação a esse processo.

Componentes

  •       30 cartas com letras/bocas das sílabas iniciais das figuras do jogo, selecionadas com conflito de fonemas surdos/sonoros;
  •       30 cartas com imagens com sílabas iniciadas com as respectivas letras/bocas supracitadas;  
  •       Uma cartela de Boquinhas contendo todas as bocas/letras correspondentes.

Indicação

A partir de 3-4 anos, ou iniciantes da leitura e escrita. Uso individual, em duplas ou grupos de até 6 jogadores. Indicado para clínica, escola ou domicílio.

Objetivos

  •      Fixar a aprendizagem das letras/bocas, associando aos seus respectivos sons (fonemas);
  •      Fixar a consciência fonológica e fonêmica das letras/bocas das sílabas iniciais das palavras. Aliteração silábica;
  •      Fixar a diferenciação entre fonemas surdos e sonoros (f/v, p/b, t/d, c/g, s/z, x/j).
  •      Desenvolver a consciência fonoarticulatória, que é a percepção do gesto articulatório ao se pronunciar a letra. Esses desenvolvimentos são fundamentais para a aquisição da leitura e escrita e do princípio alfabético da Língua Portuguesa.
  •      Memorizar a posição das cartelas, a fim de se formar pares.

Como jogar:

Distribuem-se as cartelas ordenadamente sobre a mesa, viradas para baixo, dispostas em dois grupos, sendo um para as figuras e outro para as sílabas das Boquinhas.

Cada jogador, na sua vez, vira uma figura e uma sílaba de Boquinhas, tentando encontrar o par que corresponde à sílaba inicial da figura. Aquele que acertar o par tem o direito de jogar novamente. Ganha-se o jogo quem conseguir mais pares.

Ao final do jogo devem-se colocar em oposição as sílabas com fonemas surdos e sonoros, para fixação articulatória e sensorial.

Observação:

Para Boquinhas as consoantes são apresentadas segundo a regularidade entre o som (fonema) e a Boquinha (articulema) que a palavra possui, e não o nome da letra, ou sua grafia (grafema) que pode se apresentar de maneiras diferentes.  

Assim, o som e Boquinha /S/ pode aparecer nas palavras /SOFÁ - CELULAR/, pois possui a mesma boca e som iniciais /S-CE-CI-Ç-SS/; /J-GE-GI/ nas palavras /JARRA – GINÁSTICA - JOANINHA/, /X-CH/ em /XÍCARA – CHAVE – CHOCOLATE/ e /C-QU/ em /COLA - QUIABO/, que devem ser bem exploradas com o auxílio da pista fonovisuoarticulatória.

Pode-se formalizar o ensino da leitura e escrita, solicitando-se à criança que escreva em uma folha à parte, as palavras do jogo, fixando a Boquinha enquanto fala, e a oposição surda/sonora. Deve-se evitar a escrita apenas por cópia ou decoreba.

Outras palavras podem ser descobertas que iniciam com a mesma sílaba, fixando-se a oposição surda/sonora

                                        GABARITO DE RESPOSTAS

FA-VA

FADA-VACA

CO-GO

COLA-GOLA

OPOSIÇÃO SIMPLES

PA-BA

PALHAÇO-BARATA

TA-DA

TATU-DADO

LE-LA

LEQUE-LAÇO

PI-BI

PIPOCA-BICICLETA

QUI-GUI

QUIABO-GUITARRA

MA-NA

MAÇÃ-NATAL

CE-ZE

CELULAR-ZERO

XI-GI

XÍCARA-GINÁSTICA

A-E

AVIÃO-ELEFANTE

CHA-JA

CHAVE-JARRA

SO-ZO

SOFÁ-ZOO

I-O

ÍMÃ-OCA

CHO-JO

CHOCOLATE-JOANINHA

 

 

 

 

Especificações Técnicas


Marca BOQUINHAS
Garantia 0 dias
ALTURA 0.0400 cm
LARGURA 0.1100 cm
COMPRIMENTO 0.1600 cm
PESO 0.1900 kg

Avaliações dos Clientes


Dúvidas dos clientes


Está com dúvida sobre este produto? Veja se ela já foi esclarecida com a pergunta de outros clientes.

  Ainda com dúvida? Pergunte!
  • Nenhuma Pergunta