Pós -Graduação: MÉTODO DAS BOQUINHAS: Uma Tecnologia de Ensino e Aprendizagem MDB
Cód. Item Outros produtos BOQUINHAS
- Perguntas (3)
-
Ver Parcelas
Cartão de crédito:
1x De R$ 2.660,00 sem juros Total: R$ 2.660,00 2x De R$ 1.330,00 sem juros Total: R$ 2.660,00 3x De R$ 886,67 sem juros Total: R$ 2.660,00 4x De R$ 748,03 4% a.m Total: R$ 2.992,14 5x De R$ 622,36 4% a.m Total: R$ 3.111,82 6x De R$ 539,38 4% a.m Total: R$ 3.236,30 7x De R$ 480,82 4% a.m Total: R$ 3.365,75 8x De R$ 437,55 4% a.m Total: R$ 3.500,38 9x De R$ 404,49 4% a.m Total: R$ 3.640,39 10x De R$ 378,60 4% a.m Total: R$ 3.786,01 11x De R$ 357,95 4% a.m Total: R$ 3.937,45 12x De R$ 341,25 4% a.m Total: R$ 4.094,95
Informações do produto
Informações do produto: Pós -Graduação: MÉTODO DAS BOQUINHAS: Uma Tecnologia de Ensino e Aprendizagem MDB
MATRICULAS ABERTAS - 2ª TURMA FECHADA
12 VIDEOAULAS EM CADA MÓDULO COM UMA AULA SÍNCRONA ON-LINE POR
MÓDULO
PÓS-GRADUAÇÃO: MÉTODO DAS BOQUINHAS:UMA TECNOLOGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Carga horária: 400horas, EAD, 10 disciplinas, 12 videoaulas cada.
Disciplina 1: Método das Boquinhas: uma tecnologia de ensino e aprendizagem
Professora: Renata Jardini
Ementa:
Nessa disciplina a autora de Boquinhas vai contar um pouco de sua
história pessoal e da criação de Boquinhas, dando continuidade à
sua fundamentação teórica como uma neuroalfabetização. Também
mostrará a articulação de cada fonema/grafema e as justificativas
da sequência de letras escolhida, bem como a concepção de educação
da metodologia.
Disciplina 2: Pré-requisitos da alfabetização: como avaliar, estimular e intervir.
Professora: Christiane de Oliveira Fonseca
Fonoaudióloga Clínica; Especialista em Voz e Fonoaudiologia Educacional; Neuropsicopedagoga Clínica.
Ementa: Essa disciplina abordará como Boquinhas trabalha a Educação Infantil, ou seja, como são as suas propostas metodológicas para a estimulação de cada habilidade considerada pré-requisito para a alfabetização. Serão oferecidos subsídios consistentes e diversificados, com enfoque multissensorial, para as habilidades preditoras: Linguagem oral; Habilidades Metafonológicas (Consciência Fonológica, Fonêmica e Fonoarticulatória); Cognição; Consciência corporal, temporal e espacial e Orientação Visuo-motora. Se o propósito é atingir uma alfabetização de sucesso, isto se embasa em um desenvolvimento infantil direcionado e estruturado, como o que Boquinhas oferece!
Disciplina 3: Métodos de Alfabetização e seus efeitos na Leitura e na Escrita.
Professora: Andréa Vilella de Paula.
Ementa:
Nessa disciplina será abordada a importância de se ter um método
para alfabetizar, bem como os principais tipos de métodos, sua
fundamentação e os problemas que alguns deles podem gerar no
processo de alfabetização. Também serão abordadas as etapas da
consciência fonológica e sua relação com as fases de escrita
pelas quais os alunos passam até serem alfabetizados. A importância
da sondagem inicial e do planejamento para o sucesso do
ensino/aprendizagem, assim como o papel do aprendiz neste processo,
são os temas que finalizarão a disciplina.
Disciplina 4: Vogais – avaliação e intervenção
Professora: Alexandra Rangel
Ementa: A disciplina abordará, de forma detalhada, como realizar a introdução das vogais bem como avaliar e mediar, segundo a metodologia Boquinhas, a evolução da hipótese pré-silábica para silábica com valor sonoro, considerando a psicogênese da língua escrita. Apresentará a Sondagem de Boquinhas, como como a pontuação e inserção dos resultados nas planilhas referentes ao 1o Ano do Ensino Fundamental.
Disciplina 5: Alfabetização Boquinhas: sílabas simples
Professora: Carina Teixeira Blanco
Ementa:
Nessa disciplina será abordado de forma detalhada como realizar a
introdução das sílabas canônicas (sílabas simples) no processo
de alfabetização, sem que as crianças memorizem essas sílabas e
sim compreendam essa formação e desenvolvam a consciência
fonêmica. A Língua Portuguesa não tem a ocorrência somente de
sílabas formadas por consoante/vogal, portanto a forma de
apresentação das sílabas será fundamental para a continuidade do
processo.
Disciplina 6: Alfabetização boquinhas nas dificuldades ortográficas
Professora: Carla Cristina Tostes Résio
Ementa: Nessa disciplina será abordado, de forma detalhada, como o Método das Boquinhas apresenta e media as letras que apresentam algum grau de dificuldade ortográfica, obedecendo aos princípios de coerência ente fonema, grafema e articulema. Considerando que a Língua Portuguesa é semitransparente, sabe-se que um som pode ter mais de uma forma de representação gráfica, gerando dúvidas ao serem escritos, desta forma pretende-se com este módulo, minimizar possíveis dificuldades no processo de aquisição da escrita ortográfica.
Disciplina 7: Alfabetização Boquinhas e as sílabas complexas
Professora: Andréa Liliane Campos
Ementa: Nessa disciplina será abordada a formação das sílabas complexas no processo de Alfabetização, bem como mediá-las, facilitando a compreensão sem memorização. Também serão apresentadas as Sondagens de 4° e 5° anos como ferramentas de investigação, alicerçadas no que a BNCC nos orienta. Conheceremos a diferença entre os níveis Alfabético e Alfabetizado e o que é preciso para desenvolver a proficiência Leitora.
Disciplina 8: Mapa de Ideias e a produção textual.
Professora: Renata Jardini
Ementa: Nessa disciplina a autora aborda a realidade do ensino e da produção textual nas escolas, enfocando seus entraves. Apresenta a proposta da técnica do Mapa de Ideias, fundamentando-a para ensinar e mediar a produção textual de maneira simples e lúdica, com muitos exemplos para a sala de aula. Também apresenta o APROTEX, protocolo de sua autoria para a avaliação da produção textual segundo três eixos de habilidades: semântico/estrutural, sintático/gramatical e SEA.
Disciplina 9: Velocidade e Proficiência em Leitura
Professora: Patrícia Hoffmeister
Ementa: Estudo
sobre neurociência cognitiva da leitura: aspectos socioemocionais,
cognitivos e neurobiológicos. Apresentação dos principais
conceitos sobre fluência e compreensão leitora, desde as fases de
aquisição da leitura até atingir sua proficiência,
correlacionando a teoria à prática. Identificação das possíveis
falhas deste processo, e as mediações necessárias.
Disciplina 10: O Método das Boquinhas e a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo.
Professora: Camille Moura Palma
Ementa: Nessa disciplina será abordada a importância da aplicação da Metodologia Boquinhas, para a alfabetização de indivíduos com TEA, tendo como base dados estatísticos que apontam para uma crescente considerável de alunos com esta condição. Através da fundamentação de conceitos importantes, como a Aprendizagem de pessoas com TEA, o Plano de Ensino Individualizado, o ensino estruturado, a comunicação e a atenção, apresenta sugestões de adaptações da Metodologia Boquinhas (Sondagem, Educação Infantil, Alfabetização, Compreensão e Elaboração de Textos) para a prática com esses alunos.
Avaliações dos Clientes
Avaliações dos Clientes
Características
Avaliação Geral: Custo/Benefício: Qualidade:Como é bom ouvir a Renata. Que ideia excelente fazer esta pós
Dúvidas dos clientes
Dúvidas dos clientes
Está com dúvida sobre este produto? Veja se ela já foi esclarecida com a pergunta de outros clientes.
Se ainda está com dúvida, faça uma pergunta. Ainda com dúvida? Pergunte!- 3 Perguntas
Sabe a resposta? Responda esta pergunta
Sabe a resposta? Responda esta pergunta
Sabe a resposta? Responda esta pergunta